Disciplina: Trabalho Docente e Escola Pública no Brasil: bases teóricas para uma análise histórico-crítica.
Docente responsável: Prof. Dr. Lucas André Teixeira E-mail: lucas.andre@unesp.br
Carga horária: 60 horas/aula – Disciplina Optativa do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.
Objetivos da disciplina:
- ● Possibilitar o conhecimento da formação de professores como uma “profissão complexa” à luz da categoria trabalho.
- ● Identificar e analisar os fundamentos histórico-críticos para a compreensão do surgimento e da universalização da escola pública.
- ● Analisar a escola pública no contexto de “crises”: o trabalho didático contemporâneo organizado pela modernidade.
- ● Compreender a formação de professores como trabalhador e suas contradições com a especialização técnica e a prática educativa.
- ● Discutir sobre o papel do conhecimento e dos valores na composição curricular histórico-crítica.
- ● Identificar as características do professor como militante cultural e discutir sobre as implicações para a sua formação e atuação.
ALTERAÇÃO/REORGANIZAÇÃO: o desenvolvimento da Disciplina Trabalho Docente e Didática, na excepcionalidade emergencial causada pela pandemia do Coronavírus (SARS-Cov-2) 2020”, apresenta as técnicas, ferramentas e instrumentos disponibilizados pela Unidade da Faculdade de Ciências e Letras para a realização das atividades didático pedagógicas remotas no que se refere à metodologia de ensino:
METODOLOGIA:
- Atividades de Estudos Assíncronas: estudo dirigido dos textos compartilhados, no qual o estudante deverá elaborar considerações e comentários sobre: i) Impressões gerais do conteúdo. ii) Dúvidas e comentários sobre os aspectos abordados no texto, tais como: temas, categorias conceituais, apontamentos teóricos etc. iii) Questões suscitadas pelo texto em relação ao seu tema de pesquisa.
- Atividades Síncronas Dialogadas para discussão dos conteúdos teóricos do texto com base nas considerações do texto.
- As presenças serão consideradas tanto em relação às Atividades Assíncronas (envio dos comentários) quanto em relação à participação nas discussões das Aulas Assíncronas.
- Os encontros Síncronos serão realizados por meio do Google Meeting, com disponibilização do link para acesso.
AVALIAÇÃO:
Aos Pós-graduandos:
Texto dissertativo individual que articule o conteúdo estudado na disciplina e o objeto de pesquisa/atuação profissional do aluno.
Critérios de avaliação – forma/conteúdo:
- normas ABNT
- adequação de linguagem e qualidade da redação
- utilização da bibliografia estudada na disciplina
- rigor/coerência teórico-conceitual e articulação conceitual com o objeto de pesquisa.
Aos Alunos Especiais:
Projeto de Pesquisa, (Mestrado ou Doutorado), que deverá conter os seguintes itens: Introdução (objeto, problematização, objetivos e justificativa), orientação teórica (para pensar o objeto de estudo), método e procedimentos, cronograma de execução e Referências Bibliográficas.
Critérios de avaliação - forma/conteúdo:
- O projeto deve ter entre dez (10) e quinze (15) páginas digitadas em espaço duplo, formato A4 e fonte Times New Roman 12.
- adequação de linguagem e qualidade da redação
- utilização da bibliografia estudada na disciplina
- rigor/coerência teórico-conceitual e articulação conceitual com o objeto de pesquisa.
- Teacher: Lucas André Teixeira