Disciplina: Trabalho Docente e Escola Pública no Brasil: bases teóricas para uma análise histórico-crítica.

Docente responsável: Prof. Dr. Lucas André Teixeira E-mail: lucas.andre@unesp.br

Carga horária: 60 horas/aula – Disciplina Optativa do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Objetivos da disciplina:

  • ● Possibilitar o conhecimento da formação de professores como uma “profissão complexa” à luz da categoria trabalho.
  • ● Identificar e analisar os fundamentos histórico-críticos para a compreensão do surgimento e da universalização da escola pública.
  • ● Analisar a escola pública no contexto de “crises”: o trabalho didático contemporâneo organizado pela modernidade.
  • ● Compreender a formação de professores como trabalhador e suas contradições com a especialização técnica e a prática educativa.
  • ● Discutir sobre o papel do conhecimento e dos valores na composição curricular histórico-crítica.
  • ● Identificar as características do professor como militante cultural e discutir sobre as implicações para a sua formação e atuação.

 

ALTERAÇÃO/REORGANIZAÇÃO: o desenvolvimento da Disciplina Trabalho Docente e Didática, na excepcionalidade emergencial causada pela pandemia do Coronavírus (SARS-Cov-2) 2020”, apresenta as técnicas, ferramentas e instrumentos disponibilizados pela Unidade da Faculdade de Ciências e Letras para a realização das atividades didático pedagógicas remotas no que se refere à metodologia de ensino:

 METODOLOGIA: 

  • Atividades de Estudos Assíncronas: estudo dirigido dos textos compartilhados, no qual o estudante deverá elaborar considerações e comentários sobre: i) Impressões gerais do conteúdo. ii) Dúvidas e comentários sobre os aspectos abordados no texto, tais como: temas, categorias conceituais, apontamentos teóricos etc. iii) Questões suscitadas pelo texto em relação ao seu tema de pesquisa.
  • Atividades Síncronas Dialogadas para discussão dos conteúdos teóricos do texto com base nas considerações do texto.
  • As presenças serão consideradas tanto em relação às Atividades Assíncronas (envio dos comentários) quanto em relação à participação nas discussões das Aulas Assíncronas.
  • Os encontros Síncronos serão realizados por meio do Google Meeting, com disponibilização do link para acesso.

 AVALIAÇÃO:

Aos Pós-graduandos:

Texto dissertativo individual que articule o conteúdo estudado na disciplina e o objeto de pesquisa/atuação profissional do aluno.

Critérios de avaliação – forma/conteúdo:

- normas ABNT

- adequação de linguagem e qualidade da redação

- utilização da bibliografia estudada na disciplina

- rigor/coerência teórico-conceitual e articulação conceitual com o objeto de pesquisa.

 

Aos Alunos Especiais:

Projeto de Pesquisa, (Mestrado ou Doutorado), que deverá conter os seguintes itens: Introdução (objeto, problematização, objetivos e justificativa), orientação teórica (para pensar o objeto de estudo), método e procedimentos, cronograma de execução e Referências Bibliográficas.

 

Critérios de avaliação - forma/conteúdo:

-  O projeto deve ter entre dez (10) e quinze (15) páginas digitadas em espaço duplo, formato A4 e fonte Times New Roman 12.

-  adequação de linguagem e qualidade da redação

-  utilização da bibliografia estudada na disciplina

-  rigor/coerência teórico-conceitual e articulação conceitual com o objeto de pesquisa.