PLANO DE AULA

 

Disciplina: Prática de Ensino em Ciências Sociais

Responsável: Profa.Dra. Eva Aparecida da Silva

________________________________________________________________________________________________

DIA 07/10/2016

Apresentação do Plano de aula

Introdução à Prática de Ensino em Ciências Sociais

________________________________________________________________________

DIA 14/10/16  e 21/10/16

Medida Provisória 746/2016 (Reestruturação Ensino Médio) e Base Nacional Curricular Comum (BNCC)

_________________________________________________________________________

DIA 04/11/2016

Profissão docente

Referência bibliográfica: GATTI, Bernardete A.; BARRETO, Elba Siqueira de S. (coords.). Professores do Brasil: imapasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. (Capítulo 1)

_________________________________________________________________________

DIA11/11/16

Prática docente: conceituação

Referência bibliográfica: CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite. Prática docente: construindo o processo. In: BICUDO, Maria Aparecida V.; BERNARDO, Maristela Veloso C. (orgs.). Núcleos de ensino: um projeto de educação continuada. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.

________________________________________________________________

DIA 18/11/16

Saberes docentes

Referência bibliográfica:

TARDIF, Maurice. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

_________________________________________________________________________

DIA 25/11/16

Saberes docentes e professor-reflexivo

Referência bibliográfica: FIORENTINI, Dario; SOUZA JR. Arlindo; MELO, Gilberto Francisco Alves de.  Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, Corinta M.G; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elizabete M.de A. (orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor (a)-pesquisador (a). Campinas/SP: Mercado das Letras, 1998.

_________________________________________________________________________

DIA 02/12/16 e  09/12/16

Relação professor-aluno e juventudes

Referência bibliográfica:

TOMAZI, Nelson Dacio; LOPES JR., Edmilson. Uma angústia e duas reflexões. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de.  Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de Sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

 

DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil.  Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007 1105. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>

_________________________________________________________________________

16/12/16, 06/01/17, 13/01/17, 20/01/17, 27/01/17 e 03/2/17

Práticas e metodologias  - projetos de intervenção Estágio

_________________________________________________________________________

DIA 10/02/17

Encerramento da disciplina